top of page

A necessidade de novos métodos de ensinar e aprender

Atualizado: 31 de mar. de 2020

Ao longo das gerações, muitos métodos educacionais foram surgindo a fim de suprir as necessidades do tradicionalismo educacional, já que o mesmo é considerado um processo sistematizado de transmissão de conhecimentos, onde no geral, o aluno não tem voz ativa para induzir seu conhecimento a assuntos que fazem parte do seu interesse pessoal, tornando o aprendizado uma atribuição obrigatória.


Um bom exemplo de transformação na educação foi a Escola da Ponte, localizada a 30 km de Porto em Portugal. Sua história começou quando os professores que ali davam aulas se reuniram para transformar o modo de ensinar seus alunos, que já não se interessavam tanto pela forma que o ensino chegava até eles. Dentro disso, o idealizador do projeto foi José Pacheco, um professor que sempre visualizou a carência no ato de educar e, usou isso, como um combustível para mudar todo o cenário que estava introduzido. Ao juntarem forças, criaram um projeto que abraçava a educação, priorizando 3 valores, sendo; a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade, porém de uma forma onde não existiam ideais nem certezas, mas sim respeito a necessidade de cada indivíduo.


Na Escola da Ponte, os alunos não são divididos em anos de escolaridades ou classes, nem separados em caso de portar necessidades especiais. Os ensinos são ministrados na biblioteca para grupos de interesses em comum, onde os alunos escolhem o assunto a ser estudado, dessa forma os estudantes adquirem autonomia para compreender o sentido de aprender.


Com isso, a educação é vista pelos alunos de uma forma significativa, tornando o processo para os educadores e familiares dos aprendizes um fascinante percurso. Os alunos criam interesse em ir à escola, os professores se sentem motivados a ensinar, isso gera um impacto positivo na sociedade e, justamente por isso a Escola da Ponte se tornou referência entre os métodos de ensino, em razão de quem em 43 anos de funcionalidade o projeto criou frutos grandiosos para o quadro de alunos e ex alunos.


Vivemos em uma era multifacetada por diversas inovações exponenciais, onde nos cercamos por informações de fácil acesso e, assim, aprendemos aceleradamente e constantemente. O que atualmente acarreta a um pensamento crítico sobre a educação tradicional e sua funcionalidade.


Em razão disso, projetamos para você o III Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação, um evento imersivo para falarmos sobre o futuro da educação e seus impactos na década 20 – 30. José Pacheco estará presente no palco do evento para contar sobre sua experiência.

 

Para garantir seu lugar acesse: www.ftisummit.com.br

bottom of page