top of page

O que é Big Data e qual sua influência

Atualizado: 31 de mar. de 2020

Apenas mais um exemplo da tecnologia que nem sempre está ao nosso favor.



É provável que nos últimos meses você já tenha ouvido falar de Big Data, certo? Em síntese, seu conceito é: análise e interpretação final de dados que são fornecidos digitalmente. Com isso, é necessário a atuação de um profissional da área de TI, para que soluções sejam desenvolvidas com intuito de compilar as informações de forma funcional e em alta velocidade.


Tais soluções são elaboradas para reunir um alto número de dados não-estruturados que se complementam entre si e juntos formam informações que fazem sentido. Atualmente existe uma definição dentro dessa tecnologia formada por 5 aspectos principais, que são: Volume, Variedade, Velocidade, Veracidade e Valor.


Com esse cenário, muitas outras áreas começaram a se beneficiar das vantagens do acúmulo de dados, como por exemplo o setor de Marketing e P&D, que podem criar estratégias muito mais vantajosas com base em análises adquiridas através de Big Data.


E com isso nós que também estamos vulneráveis a ter nossos dados captados conseguimos nos beneficiar, já que compartilhando nossos dados muitas informações personalizadas chegam até nossas plataformas como sugestão de compras, recomendações de serviços e até mesmo novidades que possivelmente nos interessariam.


A maioria das pessoas mal sabem para quê e para onde vão essas informações. Porém, existem pesquisas que afirmam que muitas empresas já comercializam esses materiais para que possam alimentar o círculo de utilização das grandes marcas. Já que essas empresas não precisam necessariamente já ter trabalhado diretamente com o responsável por um dado, mas aquilo pode traçar informações para guia-los a se tornarem usuários.


No Brasil já há leis que preveem o direito à privacidade dessas informações, principalmente pelo fato de não haver garantia de que o uso fique apenas para uma necessidade comercial.


De certa forma, Big Data é uma tecnologia poderosa e capaz de auxiliar muitos fatores modernos, porém o fato de haver um monitoramento de informações pessoais afeta a segurança e a credibilidade da inteligência. E você, acha que compartilhar seus dados trará benefícios?


bottom of page