top of page

Como vender na crise, sem parecer oportunista e sem precisar gastar em anúncios

Atualizado: 27 de jul. de 2020

Neste momento de pandemia é preciso se redescobrir, principalmente no mundo dos negócios. A solução está ao seu alcance.


Antes de mais nada, eu gostaria de me apresentar a quem não me conhece. Meu nome é Rodrigo Noll e sou especialista em Marketing e Vendas Por Indicação.


Em resumo, eu ajudo empresas e empreendedores a vender mais utilizando apenas os seus próprios clientes atuais, sem investir em anúncios e sem precisar dar descontos.


Além disso, eu auxilio essas empresas a aumentar a satisfação desses mesmos clientes atuais através da venda, ou seja, é uma estratégia de venda que não só consegue novos clientes, mas engajam os que já fazem parte da sua base.


Recentemente, eu também comecei a ajudar empreendedores a começar a vender seu conhecimento pela internet sem precisar gravar cursos, através de treinamento para formação de mentores.


Além disso, sou um empreendedor e fundador da primeira empresa especializada em Marketing de Indicação do Brasil e fui executivo por muito tempo de empresas grandes desde os 21 anos.


Agora que já me apresentei, chegou a hora de falar sobre como sobreviver durante essa crise sem precedentes na qual estamos vivendo nesse momento, com a pandemia do Coronavírus.


Antes de falar sobre o assunto propriamente dito, eu tenho que lembrar que o empreendedor brasileiro carece muito de formação. Isso porque, em sua base, muitos deles não têm curso superior e sequer foram ensinados a empreender.


Por outro lado, esse fator de formação convencional não deveria ser primordial para o desenvolvimento de empreendedores. Isso porque, atualmente, através da internet, é possível se capacitar haja visto a quantidade de conteúdo disponível sobre o assunto, ou seja, em relação a como vender da forma correta.


Diante de todo esse cenário, um erro muito comum que eu observo nos empreendedores é que eles ficam estagnados em vendas, justamente porque buscam a forma mais complexa e cara de buscar novos clientes.


É justamente, neste momento de pandemia e crise econômica, que surge a importância dos empreendedores darem mais atenção para os seus clientes atuais antes de buscar os novos.


Isso porque o seu cliente já conhece o seu produto e serviço e o fato de você oferecer algo novo a ele o engaja nesse momento em que todos estão inseguros economicamente. Além disso, você não vai precisar se preocupar em estar soando oportunista diante da situação atual.


No meu entendimento, a melhor a estratégia para você conseguir vender mais para seus clientes atuais, aumentar a confiança da sua marca entre eles e ainda por cima conseguir mais clientes é justamente o Marketing de Indicação.


O Marketing de Indicação nada mais é do que você utilizar sua própria base de clientes para vender mais. Simples assim.


Ao invés do empreendedor traçar estratégias mirabolantes para aumentar suas vendas través de anúncios pelos quais demanda muito investimento, ele utiliza seus próprios clientes para indicarem seus produtos e serviços.


Já parou para pensar que todo mundo já vendeu ou já comprou alguma vez na vida (eu creio que muitas) por indicação de alguém do seu círculo familiar ou de amizades? Então não tem segredo.


O Marketing de Indicação é justamente organizar tudo isso através de um programa.


O uso estratégico do Marketing de Indicação permite que os profissionais possam explorar o poder das recomendações do consumidor para obter resultados excepcionais, que podem aliviar e até mesmo resolver o seu problema na crise.


Geralmente, existe alguma forma de incentivo ou recompensa oferecida aos clientes para indicar outras pessoas.


Por exemplo, os clientes de canais por assinatura que indicam um amigo que se inscreve no serviço recebem créditos na fatura e o novo cliente indicado também recebe benefícios.


O marketing de referência é empregado por uma ampla variedade de empresas. Essas estratégias podem ser eficazes para empresas que variam de pequenas empresas proprietárias e empreendedoras a grandes corporações em praticamente qualquer setor.


Muitas empresas que oferecem produtos ou serviços podem implementar campanhas de marketing de referência.


Então, se a sua empresa deseja espaço no mercado para conquistar o público e respirar nesse cenário em que estamos vivendo com o Coronavírus, é certo que ela precisa buscar atualizações nas estratégias.


Um Programa de Indicação feito de forma assertiva, se torna eficiente para qualquer tipo de empresa, seja ela do tamanho e área de atuação que for.


Se os seus clientes estiverem satisfeitos com seu produto ou serviço, a tendência dele indicar a experiência positiva para amigos, parentes e conhecidos é muito grande.


Clientes que são indicados têm uma tendência muito maior à retenção e fidelização ao produto e serviço do que outros que vieram de outros canais de vendas.


Apesar da eficiência comprovada deste tipo de estratégia, o Referral Marketing é pouco lembrado e usado na hora das empresas conquistarem novos clientes. Isso aqui no Brasil.


Isso porque os profissionais de marketing e empreendedores não se deram conta de que ele é um programa e não uma simples campanha ou ação isolada.


Um programa de indicações bem planejado pode mudar completamente a história do seu negócio, seja ele voltado ao B2B, B2C de qualquer segmento do mercado de produtos e serviços.


E o melhor? Os resultados são rápidos, constantes e que podem salvar a saúde financeira da sua empresa nesse período complexo e, mais ainda, durante muitos e muitos anos.


Convido a todos para conhecer um pouco mais sobre Marketing e Vendas e Marketing de Indicação no meu site www.rodrigonoll.com.br

 

Rodrigo participará do A Nova Era das Vendas Digitais, nosso treinamento online e totalmente gratuito com mais de 20h de conteúdo, para que você prepare a sua empresa para o cenário pós-Covid-19.


Independente do porte do seu negócio, sendo ele físico ou digital, o processo de marketing e vendas online é imprescindível, por isso, todos os conteúdos que você terá acesso participando, farão com que você entre nessa nova era.


bottom of page