top of page

Cultura Maker Possibilita Crianças a Encontrarem Significado no Aprender

Atualizado: 31 de mar. de 2020

Por meio de metodologia prática e recreativa, alunos desenvolvem segurança emocional, encontrando sentido no processo de aprendizagem;

O movimento maker surgiu nos anos 70, mas atualmente tem ganhado força principalmente por ser considerado uma atividade complementar para o ensino, já que a cultura consegue tornar o aprendizado mais significativo, estimulando a criatividade e autonomia de forma mais efetiva.


Por todo o Brasil muitas escolas estão reservando algum momento durante as aulas para trocar teoria por prática, mas de uma forma diferente.


É onde entra a Little Maker, com foco no ensino infantil e fundamental, a empresa oferece cursos baseados em metodologia própria, inspirada na cultura maker. O programa é embasado na Aprendizagem Criativa (termo cunhado pelo MIT Media Lab), valorizando o aprendizado por projetos, nos quais os alunos materializam suas ideias usando arte, tecnologia e materiais artesanais. Ademais, as aulas são pautadas por micromundos, em que as crianças criam, junto com professores capacitados, narrativas e cenários que despertam identificação e significado ao processo de aprendizagem.


“Na prática, funciona assim: reunimos uma turma de alunos que idealiza um projeto, construindo um protótipo - pode ser um foguete de garrafinhas PET, por exemplo. Aos poucos, as crianças procuram meios, com a orientação de professores, para colocar o plano em prática. Todo esse processo pede um diálogo com diferentes disciplinas, ou seja, ao final do mesmo, a criança, brincando, acumula um grande repertório”, explica Diego Thuler, fundador da Little Maker.


Ainda de acordo com Thuler, a dinâmica prática da Little Maker estimula autonomia na criança, que, ao ser encorajada a colocar a mão na massa, sem medo de errar, desenvolve atitude.


“O processo de aprendizagem em que a criança, sentada em uma cadeira, deve absorver uma grande quantidade de conteúdo está passando por uma revisão. É preciso despertar na criança a consciência de que aquilo que ela faz se conecta com o mundo e que ela é protagonista em seu processo de aprendizagem. Pensando nisso, promovemos um ambiente de livre criação para o pequeno aprendiz, no qual ele aprende fazendo - o que gera mais conscientização, engajamento e significado para o processo de aprendizagem”, finaliza.


Plataforma Significa

Além do trabalho feito com os alunos, a Little Maker também está muito próxima dos pais, professores e gestores. Isso porque a metodologia de ensino conta com a plataforma digital Significa, uma ferramenta que oferece suporte às crianças durante as atividades lúdicas ao mesmo tempo que acompanha o desenvolvimento socioemocional e cognitivo delas. Ao final do processo, a tecnologia entrega relatórios personalizados que oferecem informações valiosas sobre a evolução dos estudantes durante todo o processo de aprendizagem.


“A Aprendizagem Criativa incentiva o desenvolvimento de projetos significativos para cada aprendiz. A Plataforma Significa ajuda a viabilizar esses projetos na escola, facilitando a reflexão sobre o processo de aprendizado e possibilitando o acompanhamento individualizado de cada aluno”, diz Leo Burd, pesquisador do MIT Media lab.


Outra característica fundamental da plataforma se dá em seu trabalho feito com os temas e objetos de conhecimento de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Por meio da ferramenta, os alunos são sensibilizados, de maneira prazerosa, para os conteúdos obrigatórios do currículo escolar. “Através de nossas atividades lúdicas, despertamos sentido prático aos conteúdos curriculares ao mesmo tempo  que ajudamos a desenvolver os aspectos socioemocionais envolvidos na concretização das ideias”, diz Thuler.


Informações complementares

Aplicada por um time de professores e pedagogos capacitados, a metodologia da Little Maker pode ser direcionada em horário regular de aula, integrado ao currículo da escola, ou como atividade complementar em período integral e contra-turno. A metodologia já está presente em mais de 23 escolas situadas no interior de São Paulo, na cidade de Santos, além das franquias encontradas na capital paulista e Manaus (AM).




Diego Thuler estará presente no 3º Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação.

Site para maiores informações: www.congresso.ibfeduca.com.br

bottom of page