A Quarta Revolução Industrial
Atualizado: 31 de mar. de 2020
A Revolução já está presente em nossos dia a dia, qual o resultado dessa fusão?

Com a evolução da humanidade muitos fatores foram progredindo para que cada vez mais a nossa existência pudesse ser simplificada para acompanhar o estilo de vida que aos poucos fomos criando. Por exemplo, o desenvolvimento do século 18 até o presente é quase imensurável, foram tantas idealizações e consolidações que o percurso é praticamente inefável.
Atualmente muitos estudos são aprofundados para que toda essa evolução possa ser compreendida, já que vivemos em uma convergência de informações, é imprescindível entender como isso impactará no futuro.
Todas essas discussões são a base para sustentar a Quarta Revolução Industrial, uma eventualidade que está sendo capaz de complementar todo o contexto vivencial até aqui, justamente por esse choque de informações tecnológicas e midiáticas. Tal movimento é capaz de transformar toda a nossa realidade, desde nossos relacionamentos até a forma que trabalhamos.
Por tanto a Quarta Revolução é apenas o resultado de tantas informações interligadas, e a consequência disso basicamente são: mais informações.
Contudo damos destaque a esse assunto que foi consolidado através de Klaus Schwab, escritor do livro “The Fourth Industrial Revolution (2017)”, onde foram pautados temas que influenciariam nossas vidas tanto positivamente quanto negativamente.
O livro foi lançado em 2017 e cita 8 possíveis tendências que englobariam a Revolução, sendo: Engenharia genética; Veículos não tripulados; Impressoras 3D; Nanotecnologia; Biotecnologia; Internet das Coisas; Robótica e Inteligência artificial.
Dentro disso é possível visualizar como a maioria dessas tecnologias já estão mais do que presentes em nossa realidade, e não são mais apenas um vislumbre utópico.
A grande questão é, se a Quarta Revolução Industrial é a fusão destas tecnologias que já estão acontecendo, qual o próximo passo? Quais os novos surgimentos e suas influências para todo o resto?